top of page
Buscar
  • Foto do escritorRegina Maria

Sentir é a coisa mais fina do mundo

Atualizado: 1 de fev. de 2021

Nas palavras de Carlos Drummond de Andrade, Adélia Prado é lírica, bíblica e existencial.


Mineira de Divinópolis, a escritora descreve o cotidiano com perplexidade e encanto. Faz poesia como o bom tempo. Essa é a lei. Não dos homens, mas de Deus.

Professora por 24 anos, virou escritora - a escritora do fogo de Deus. Adélia é um presente. Um canal que traz à tona o poder humanizador da poesia. A epifania, ou seja, o movimento de descoberta, revelador, daquilo que confere a uma obra de arte, o estatuto de OBRA DE ARTE.

Arte se justifica, segundo ela, pela poesia que cada experiência de arte contém. Se não houver poesia, não é teatro, não é musica, não é literatura. Sem poesia, é tudo, menos obra de arte.

Foi Adélia quem disse pela primeira vez que sentir é a coisa mais fina. Ela disse: minha mãe achava estudo a coisa mais fina do mundo. Não é. A coisa mais fina do mundo é o sentimento.

J. Obry descreve o Amor como atenção. Ele descobre isso quando pergunta a uma pessoa, como ela sabia que não era mais amada e ela responde: ninguém presta atenção em mim.

Amar é dar atenção.


Cuidar. Quando estamos apaixonados queremos todo o tempo cuidar, dar a nossa atenção, prestar atenção. Uma atenção focada no objeto de amor. Ali, se revela a poética de cada ser. A Poética da vida.

PROSUM vem do latim e significa SERVIR. Não apenas servir por servir. Mas, servir com amor, prestar atenção. Cuidar! Deixar ser tomado de uma atenção tão focada que obriga a pessoa a ficar fisgada na ação ou no objeto de amor como se fosse a coisa mais bela, a mais importante a fazer no mundo.

Envolvidos dessa forma, libera automaticamente todo o seu potencial criativo e sensorial.

A experiência epifânica é essa redescoberta de si. Da Poética de cada ser.

PROSUM é para muitos de nós essa poética que nos leva a sentir – a coisa mais fina do mundo.


Sentir é a base para toda a arte de viver. Podemos escolher colocar nossa atenção dessa forma em tudo o que fazermos. De forma focada, leve e determinada é fácil liberar toda a potencialidade de uma vida! O convite a PROSUM é um chamado a isso. Sua vida é sua maior obra de arte pronta a ser descoberta. Só esperando o seu consentimento.


Sinta!

172 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

댓글 2개


Daniel Moreira
Daniel Moreira
2021년 1월 20일

Muito interessante!

좋아요

Monica Muller
Monica Muller
2021년 1월 20일

Que presente é poder redescobrir o significado de sentir, da atenção, de amar., não mais racionalizando mas vivenciando.

좋아요
bottom of page